Como fazer um pão caseiro perfeito e quase sem trabalho

receita de pão caseiro perfeito

Não há nada como o cheiro do pão quente que aromatiza a casa pela manhã. Costumo fazer o meu próprio pão, é fácil, muito mais económico, saboroso e saudável. As pessoas costumam pensar que fazer pão em casa dá trabalho, suja a cozinha e demora muito tempo. Errado. Tenho de concordar que as máquinas de fazer pão até são objectos curiosos, mas não há nada como “meter a mão na massa”! Felizmente esta expressão aqui é meramente figurativa e não podia estar mais fora do seu contexto. Sabem porquê?  Porque com esta receita de pão caseiro, não é preciso sujar as mãos.

“No Knead Bread” ou Pão Sem Amassar

A receita original vem do famoso e tão falado “No Knead Bread” de Jim Lahey da Sullivan Street Bakery em Nova York. Jim Lahey diz que com a sua receita de pão qualquer criança de 6 anos consegue fazer um pão delicioso. Ainda não consegui comprovar tal afirmação mas a ideia está em seguir simplesmente 4 procedimentos importantes que eu próprio passei a usar.

A receita que aqui partilho foi adaptada ás minhas necessidades, a original por exemplo, usa uma percentagem menor de fermento e em consequência um tempo de levedura de 12 horas. Eu aumentei a quantidade de fermento o que me permite fazer um tempo de levedura muito mais rápido.

4 dicas para fazer um pão caseiro perfeito

Queremos um pão grande, fofinho e com crosta bem estaladiça, certo? Para isso, siga estas 4 dicas:

  • 1. Não é preciso amassar nada! Basta envolver todos os ingredientes gentilmente com uma colher, apenas o suficiente para a farinha absorver toda a água, o que fará com que a massa fique com ar no seu interior.
  • 2. A levedura, 1 a 2 horas.
  • 3. O forno deve estar bem quente.
  • 4. A massa deve ser cozida dentro de um tacho fechado e previamente aquecido, de preferência de ferro fundido ou barro. Porquê? Porque são criadas as condições de humidade ideais para que o pão cresça bastante e fique bem fofinho. Cuidado para que o tacho não possua nenhum elemento possível de derreter com o calor.

pão caseiro

fermento fresco e sal integral

Ingredientes

  • 500g de farinha de trigo
 sem fermento
  • 400g de água morna
  • 1 colher de chá de sal integral
  • 10g de fermento de padeiro fresco (costumo comprar no Pingo Doce, embalagens de 25g, uso metade para cada 500g de farinha)

Vamos a isso

Num recipiente grande coloque a farinha.

Misture a água morna com o sal e o fermento. Mexer bem até diluir o fermento e o sal, em seguida acrescente ao recipiente da farinha.

Envolver tudo com uma colher, como já referi não é preciso amassar nada, apenas misturar até que a farinha absorva toda a água. Não misture demasiado.

Cobrir com um pano e deixar levedar 1 a 2 horas.

massa de pão caseiro

massa de pão caseiro

receita de pão caseiro perfeito

massa de pão caseiro

Pré-aquecer o forno a 200º, juntamente com a panela onde vai cozer o pão.

Polvilhar a bancada com um pouco de farinha e colocar a massa em cima. Dobrar a massa ao meio e novamente ao meio.

Polvilhe o fundo do tacho com um pouco de farinha e coloque a massa lá dentro com a dobra para baixo.

Faça um corte superficial na parte superior da massa usando uma faca afiada.

Feche o tacho e leve ao forno durante 25  a 30 minutos. No final desse tempo, retire a tampa e deixe cozer mais 15 a 20 minutos para criar uma boa crosta.

receita de pão caseiro perfeito

Deixar arrefecer antes de cortar, se conseguir esperar claro!

Esta é apenas a minha receita base de pão. Costumo misturar vários tipo de farinha e sementes de forma a obter um pão mais ou menos integral, conforme a preferência. Veja por exemplo este Pão de Espelta de Aveia.

159 opiniões sobre “Como fazer um pão caseiro perfeito e quase sem trabalho

  1. Ola filipe
    A muito tempo que queriq fazer pao mas nao queria pqssar muito tempo a fazer
    Exprimente a sua receita e adorei nao so por ser rapida mas tambem muito gostosa obrigado poor partilhar

    Gostar

  2. Ola Filipe a muito tempo que faco pao aqui no Canada mas fica sempre muito pesado desta vez vou expérimenter a tua receita,um abraco

    Gostar

Os comentários estão fechados.

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar