Iogurte Caseiro – Como eu faço o meu iogurte

iogurte caseiro, frutos secos caramelizados, frutos silvestres

À semelhança da receita de pão caseiro, o iogurte é também das coisas mais simples de se fazer em casa. Sem complicações nem utensílios caros e apenas com dois ingredientes. Perfeito não?

Imagine agora comer o seu próprio iogurte da maneira que mais gosta, ao pequeno almoço ou ao lanche. Eu gosto do meu logo pela manhã, se possível com frutos secos caramelizados e frutos silvestres. Isso sim é perfeição! Ou então ao lanche com uma boa colher de açúcar amarelo e sentir os grânulos de açúcar a desfazerem-se na boca, tal e qual como fazia quando era miúdo.

frutos secos, frutos silvestres

Ingredientes

  • 1 iogurte natural à temperatura ambiente
  • 1 litro de leite gordo à temperatura ambiente (leite meio gordo também resulta, mas não vai ficar tão cremoso)

Vamos a isso

Coloque o leite ao lume numa panela. Aquecer o leite até atingir 82ºC, atenção porque não pode ferver. Se não tiver um termómetro o ideal é desligar o lume quando o leite estiver quase a ferver, uma boa forma de antecipar esse momento é quando começarem a aparecer pequenas bolhinhas junto ao tacho. Deixar arrefecer até aos 45ºC ou até colocar a mão no tacho e suportar o calor.

iogurte caseiro

Enquanto o leite arrefece podemos ir preparando o recipiente final para o iogurte. Pode usar um recipiente com tampa, de vidro ou plástico, convém no entanto que aguente algum calor. Coloque um litro de água a ferver dentro desse frasco. O objectivo é, por um lado, a esterilização do frasco, por outro, ajuda a minimizar o choque térmico quando colocar o leite. Caso contrário provocaria um arrefecimento demasiado rápido. No entanto não convém que o recipiente esteja demasiado quente quando colocar o leite, passe-o por água fria para arrefecer um pouco caso seja necessário.

Depois de arrefecido o leite, junte o iogurte e mexa muito bem para ficar totalmente diluído. Verter o leite para o recipiente final e embrulhar numa pequena manta ou cobertor, deve repousar várias horas num local pouco frio. Costumo fazer á noite e na manhã seguinte está pronto. Depois disso deverá ir para o frio para ficar mais consistente.

iogurte caseiro

 

11 opiniões sobre “Iogurte Caseiro – Como eu faço o meu iogurte

  1. Filipe vou dar-te mais uma dica. Quando quiseres fazer yogurte grego , depois de fazeres o teu yogurte como está na tua receita e antes de o meteres no frigorifico passa-o por um saco de pano como os de passar o café, mas dos que têm um cabo para o pores na boca dum jarro ou de outro utensílio de boca larga que o suporte para puderes cuar ou se tiveres um pano branco ou uma gase tb. podes fazê-lo se segurares as 4 pontas , deitares o yogurte nele sobre o utensílio para o qual vai cair o soro, depois apertas as pontas com 1 mola ou outro atilho e penduras durante 2h e já está. Se quiseres tb. podes beber o soro é bom e faz bem.

    Gostar

    1. Obrigado Luísa, mais uma dica que vou experimentar!! Já tinha pesquisado sobre isso mas agora parece-me muito mais fácil. Obrigado!

      Gostar

  2. Olá Filipe! Acabo de fazer a segunda tentativa de pão caseiro e desta correu bem, não digo muito bem porque o pão colou ao fundo do tacho! Coloquei pouca farinha… Quanto aos Iogurtes, confesso que adoro , mas a lactose.. Será possível fazer a mesma receita com leite de soja ou outro? Parabéns pelo teu blog e fotografias. E claro, obrigada pela partilha!

    Gostar

  3. Olá Filipe,
    Como já deve ter percebido ando a percorrer o seu blog que descobri recentemente e que acho uma verdadeira delícia.
    A respeito dos iogurtes qual é a quantidade que resulta da receita que colocou? E quanto tempo aguentam sem problemas depois de estarem nos frascos? Tenho duas filhas e o que me preocupa nos iogurtes caseiros é não termos a segurança da data de validade…

    Gostar

    1. Ainda bem Gea! A quantidade de iogurte é de 1 Litro. Aguenta no frio à vontade uma semana, na realidade os meus nunca duram tanto porque são rapidamente comidos.

      Gostar

  4. Hi there,

    Apenas uma dica para fazer queijo de yogurt grego,
    No caso de ainda nao saber !
    Moisture no yogurt um pouco de sal
    Deixe a escorrer num coador forrado com gaze o yogurt Durante 12 a 24 h
    Quanto mais tempo ficar mais duro fica
    Faca uma bola e pode envolver em ervas ou nozes
    Para servir Ponha um pouco de azeite por cima um pouco de paprika e flor de sal
    Espero que goste !!

    Gostar

Os comentários estão fechados.

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar