Não conseguiria nomear um só prato preferido, mas consigo facilmente pensar em um ou dois ingredientes que mexem comigo. E, pensando muito rapidamente, um deles seria o funcho. O outro provavelmente o chilli.
É incrível a quantidade de personalidade presente no funcho, principalmente na semente! E a sua facilidade em comunicar com diferentes sabores. Não será muito difícil de imaginar o quanto me delicio a comer este risotto! Aqui está a minha versão de risotto de funcho adaptada de uma receita do Jamie Oliver.
Ingredientes
2 pessoas
- 170g de arroz para risotto
- 1 bolbo de funcho com rama
- 1 litro de caldo de legumes
- 1 colher de chá de sementes de funcho
- 1/2 colher de chá de chilli seco em pó
- sal q.b.
- 80g de parmesão ralado
- 1/4 de copo de vinho branco
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 dente de alho picado
- 1 fio de azeite
Procedimento
Começamos por preparar o caldo de legumes. Quer seja de compra ou caseiro (eu prefiro sempre caseiro) deve fazer a quantidade referida (1 litro) e aquecer até ferver.
Numa frigideira bem quente e sem gordura aquecemos ligeiramente as sementes de funcho para libertar o aroma e o sabor. Cuidado para não queimarem. Transferir as sementes para um almofariz e esmagar até ficarem em pó. Reservar. Se não tiver chilli seco em pó, pode usar inteiro e esmagar também no almofariz.
Corte a rama do funcho e reserve para usar no final.
O bolbo cortamos ao meio verticalmente. Uma metade vamos usar para o refogado do arroz, a outra iremos grelhar e servir juntamente com o arroz, o que dará um sabor fumado muito bom.
Cortar uma metade do bolbo de funcho em fatias fininhas. Esta vamos usar no refogado.
Corte o restante do bolbo verticalmente em fatias mais grossas, as que vamos grelhar. Reserve.
Para iniciar o arroz aqueça um fio de azeite numa panela, quando este estiver quente junte o alho picado e deixe refogar lentamente sem ganhar cor. Adicione de seguida o funcho que cortámos finamente e deixe cozinhar em lume brando. Quando o funcho começar a ficar translúcido podemos adicionar as sementes de funcho moídas. Cozinhar mais uns minutos.
Junte o arroz e aumente o lume. Mexemos bem até absorver a gordura do refogado. Nessa altura adicione o vinho branco e continue a mexer até evaporar parte do álcool.
Depois de o arroz ter absorvido o vinho, adicione a primeira concha de sopa do caldo de legumes quente e uma pitada de sal. Baixe o lume para que não coza rápido demais. Continue a adicionar conchas de caldo até estar cozido. Deixe absorver o caldo completamente antes de adicionar a próxima concha e mexa sempre que adicionar mais caldo. Demorará cerca de 15 minutos.
A meio da cozedura do arroz podemos grelhar as fatias de funcho que restam. Para isso aqueça muito bem uma frigideira/grelhador. Tempere as fatias de funcho com azeite e um pouco de sal e grelhe.
Quando o arroz estiver cozido retire do lume e adicione a manteiga, o parmesão, um pouco da rama do funcho picada e rectifique os temperos. Mexa até envolver tudo muito bem. Tape o tacho e deixe repousar durante 2 minutos. Vai ficar lindamente cremoso!
Sirva com as fatias de funcho grelhadas e polvilhe com um pouco de chilli em pó e mais parmesão ralado.
Adorei! Tem mesmo bom aspecto com o funcho.
Eu adoro risottos, desde que fiz o primeiro fiquei viciada 🙂
Lindas as fotos, primaveris.
Um abraço.
GostarGostar
Muito obrigado Ginja! Também adoro risottos e este com o funcho é especialmente delicioso! Perfeito para o inicio da Primavera! Abraço.
GostarGostar
Cá em casa o Risotto é Rei… simplesmente adoramos de todas as maneiras!
Vou levar a tua receita comigo porque está com um aspecto MARAVILHOSO e vai ser a ementa cá de casa para o feriado que está aí à porta!
Parabéns pelo blog tens receitas maravilhosas…. uma pessoa começa-se logo a babar (dsc a expressão!).
Beijinho
Tanocas
http://1000sabores1000maneiras.blogspot.pt/
GostarGostar
Obrigado Tânia! Fico feliz por teres gostado e por “levares” a receita! Depois diz como ficou! 🙂
GostarGostar
E eu a pensar que tinha inventado uma receita! 😀 Realmente, não inventamos nada, já foi tudo feito! 😀 Mas pronto, a minha tem a característica de não levar manteiga nem queijo. Esta tua também está com um ar delicioso!
GostarGostar
Eu também acho que já não dá para inventar nada! O que interessa é desfrutar de ingredientes de boa qualidade! 🙂
GostarGostar