Salada primaveril e um livro que gosto muito

Carrot, avocado & orange spring salad / Salada primaveril de cenoura, abacate e laranja

A primavera chegou e não veio sozinha, com ela veio também o apetite por saladas frescas capazes de criar aquele precioso conforto em dias quentes! Um belo complemento aos raios de sol que rasgam e aquecem a sala logo pela manhã.

A receita que vos trago hoje é retirada do livro La cuisine du Frenchie at home de Gregory Marchand, um jovem chef francês. Greg voltou a Paris em 2009 depois de trabalhar com importantes chefs em vários países e decidiu abrir o seu próprio restaurante, o Frenchie. Este livro oferece-nos algumas das receitas que fazem parte do menu do restaurante, adaptadas e simplificadas a uma cozinha caseira.

Greg Marchand, Frenchie at Home

O que mais gosto neste livro, para além da simplicidade das receitas, é o facto de estar organizado segundo as quatro estações do ano. Receitas descomplicadas, sempre com ingredientes da época e que reflectem as várias viagens que Greg fez. É, portanto, um livro que vai habitar a minha mesa de cabeceira pelo menos até ao próximo inverno!

O abacate sempre foi para mim um fruto pouco explorado e por isso pouco compreendido. Não por falta de oportunidade, pois a minha avó sempre insistiu em encher a cozinha com os que colhe do abacateiro que tem na horta. Simplesmente não sabia muito bem o que fazer com eles. Felizmente, com o tempo fui descobrindo que o abacate é um óptimo companheiro de sandes primaveris, muito amigo do vinagre balsâmico (juntos formam uma dupla imbatível) e visitante assíduo dum cremoso risotto!

A textura aveludada da cenoura assada é muito semelhante à do abacate, talvez por isso se tenha criado mais uma amizade duradoura, equilibrada pela bipolaridade da laranja e sumo de lima.

Carrot, avocado salad / Salada de cenoura, abacate e laranja

Ingredientes

2 pessoas

  • 6 cenouras médias fatiadas
  • 2 laranjas
  • 1 abacate
  • 1 dente de alho picado
  • Sumo de 1/2 lima
  • 1 colher de chá de sementes de funcho
  • 1 colher de chá de sementes de coentro
  • 1 raminho de tomilho
  • Algumas folhas de coentro
  • Azeite
  • Flor de sal
  • Pimenta preta moída na hora
  • Sal marinho

Vamos a isso

Aquecer o forno a 180º.

Lavar as cenouras e fatiar diagonalmente sem retirar a casca. Prepare uma travessa de ir ao forno com um fio de azeite no fundo e coloque as cenouras, o alho picado, o ramo de tomilho e uma pitada de sal.

cenoura tomilho e alho / carrot thyme and garlic

Numa frigideira sem gordura aqueça as sementes de coentro e funcho com cuidado para não queimar. O calor ajuda as sementes a libertar e intensificar o seu aroma. Num almofariz esmague as sementes e de seguida polvilhe as cenouras com esta mistura. Envolver tudo muito bem e cozinhar no forno durante cerca de 20 minutos, mexendo a meio da cozedura. Depois de cozinhadas deixe arrefecer até temperatura ambiente.

Enquanto as cenouras arrefecem, pode preparar os outros ingredientes. Descasque as laranjas e corte-as às rodelas. Corte o abacate ao meio, retire o caroço, a casca e fatie.

Numa saladeira, misturar as cenouras juntamente com a laranja e o abacate. Adicione um fio de azeite, algumas folhas de coentro, o sumo de lima, a pimenta moída e um pouco de flor de sal. Envolva tudo delicadamente e sirva.

Salada primaveril de cenoura, abacate e laranja

 

10 opiniões sobre “Salada primaveril e um livro que gosto muito

    1. Obrigado pela partilha! 🙂 Também gostei muito desta receita, uma mistura deliciosa de ingredientes tão simples!

      Gostar

  1. Olá!
    Já vi que também gostas do Frenchie e do trabalho do G.Marchand 🙂
    É verdade, ele agora trabalha com uma equipa, que continua a crescer, e tem também um bar de vinhos ao pé do rest. Adoro o trabalho dele, até já mandei currículo porque nunca se sabe!
    Não conhecia o blog e gostei muito, acho que vai correr muito bem esta tua “aventura” 🙂
    Podes-me dizer que máquina usas?
    Bjs
    Joana

    Gostar

    1. Gosto muito! Sim já tinha conhecimento do bar, estive recentemente em Paris mas infelizmente não consegui lá ir, para a próxima não escapa! 🙂 Fizeste muito bem em mandar, trabalhar com ele deve ser um privilégio, nunca se sabe…
      Habitualmente costumo usar uma Nikon D80, mas neste post usei a minha antiga coolpix 8800 porque a outra estava em reparação. Beijinhos!

      Gostar

Os comentários estão fechados.

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar