Flor de courgette recheada com ricotta e manjericão-canela

Flor de courgette recheada com ricotta e manjericão-canela

Ano após ano alguns acontecimentos repetem-se, uns fruto de uma rotina desbotada a precisar de mudança, outros são um sinal de que tudo está certo. Esse sinal por vezes vem em forma de flor. E se alguma pessoas, chegada esta altura têm pena de colher e aproveitar a flor de courgette para satisfazer um desejo gastronómico, eu sou capaz de passar o resto do ano à espera deste momento.

Não só pelo desejo… agora que penso nisso, funciona quase como um acto simbólico! A chegada das primeiras courgettes marca talvez o início de uma época cheia de coisas boas, e não falo só de coisas comestíveis. Haverá melhor forma de comemorar?!

A minha avó costuma dizer que se deve começar logo a colher as primeiras courgettes, mesmo pequenas, para estimular a produção da planta. Não sei se é verdade. Pelo sim, pelo não, o melhor é seguir esse ensinamento!

Flor de courgette e manjericão-canelaFlor de courgette, manjericão

A flor em si não tem grande sabor, depende muito do que usamos como recheio que, na realidade, pode ser qualquer coisa que a nossa imaginação alcance. Não dispenso o clássico ricotta! Neste caso, o manjericão-canela é o que está em melhor desenvolvimento por isso foi o escolhido, mas podem usar as ervas aromáticas que preferirem!

Gosto de encarar esta experiência como um todo: o crocante da tempura, o recheio de queijo quase a derreter ponteado por frescas notas de sabor e, por fim, se vier com mini courgettes agarradas, melhor! Mais um nível de textura para desfrutar!

Ingredientes

  • 10 flores de courgette médias

Recheio

  • 250g de ricotta
  • 1/2 mão de parmesão ralado
  • 1 mão bem cheia de manjericão-canela (ou outra erva aromática)
  • Raspa de 1 limão
  • 1/2 chilli vermelho picado
  • Sal marinho qb
  • Pimenta preta qb
  • Noz moscada qb

Polme

  • 1 chávena de farinha com fermento
  • 1 chávena e 1/2 de vinho branco (aproximadamente)
  • Sal marinho qb

Flor de courgette recheada

Vamos a isso

Passe as flores por água para retirar impurezas (interior e exterior).

Misture todos os ingredientes do recheio e tempere com sal, pimenta e um pouco de noz moscada.

Para preparar a polme, misture a farinha com o vinho branco e uma pitada de sal até obter uma consistência cremosa. Adicione mais farinha para engrossar ou vinho se ficar muito espesso.

Encher o interior das flores com o recheio previamente preparado, cuidado para não rasgar e abrir demasiado a flor. Eu usei um saco de pasteleiro para rechear. Feche a flor.

Passar a flor pela polme e fritar em óleo abundante bem quente. A fritura é muito rápida, assim que ficarem douradas retire e deixe repousar em papel absorvente.

Regue com um pouco de sumo de limão e coma rapidamente!

Flor de courgette recheada com ricotta

 

 

 

 

 

 

11 opiniões sobre “Flor de courgette recheada com ricotta e manjericão-canela

  1. simplesmente lindas e essa receita deve ser divinal. Nunca provei as flores de courgette, já vi várias receitas por aqui pelo mundo dos blogues, mas esta deixou-me mesmo a salivar. Que maravilha!!

    Gostar

  2. Pois estas flores dão que falar!! E sinceramente deixou a minha curiosidade aguçada!! E as minhas papilas ainda mais! Se o recheio é simplesmente delicioso, imagino o que nao conheço dessas flores!!
    Fantastica sugestão Filipe!
    Um beijinho.

    Gostar

    1. Olá Mena! É também uma receita muito versátil porque dá para rechear com aquilo que mais gostamos! Beijinhos!

      Gostar

  3. Eu sou daquelas que sempre tive pena de colher as flores, mas este ano consegui aventurar-me 🙂
    Adoro as tuas fotos!! E esse manjericão canela que não conhecia.
    As flores são mesmo lindas e delicadas, conseguiste enaltecer toda a sua essência com esta receita.
    Esta será a próxima receita 🙂 Um beijinho.

    Gostar

  4. Eu sou das que tem pena de apanhar as flores… ano passado deixei-as murchar todinhas. Eram tão lindas, não tive coragem. Claro que depois acabei por me arrepender, mas já não havia nada a fazer!

    Gostar

  5. É a mais pura das verdades eu quando estive em Itália,que era convidado a almoçar/jantar no verão em casa de amigos muitíssimas vezes comia esta iguaria panada. “entrada” ou recheadas com carne de faisão. maravilhoso.

    Gostar

Os comentários estão fechados.

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar