Hummus de abóbora manteiga e pimento

Hummus de abóbora manteiga e Pimento

Hummus é um vício! Nada me deixa mais contente do que uma receita rápida e com poucos ingredientes. O hummus é uma dessas receitas! O companheiro perfeito naqueles momentos de inércia extrema. Esta versão, porém, é um pouco mais complexa, exige algum tempo de preparação e, se for consumido no dia seguinte, melhor, porque os sabores estão mais equilibrados e a consistência do creme também melhora.

Tahine geralmente é alvo de muitas discussões, muita gente não aprecia e prefere uma versão de hummus sem ele. Pessoalmente gosto, lembra-me amendoins, mas com alguma moderação pois tem um sabor bastante forte. Se forem amantes de Tahine estejam à vontade para adaptar ao vosso gosto.

hummus de abobora

Hummus de abóbora manteiga e pimento

(Adaptado de uma receita de Karen Leibowitz)

Ingredientes

Para 860g

  • 1Kg de abóbora manteiga
  • 2 cabeças de alho inteiras
  • 2 pimentos vermelhos (cerca de 220g)
  • 1 colher de chá de sementes de funcho
  • 50g de Tahine (pasta de sésamo)
  • 2 colheres de sopa de sumo de limão
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • Sal e pimenta a gosto

Vamos a isso

Aquecer o forno a 180º.

Cortar a abóbora a meio, retirar as sementes e temperar o interior com um pouco de azeite, as sementes de funcho e sal. Colocar a abóbora com o interior voltado para baixo num tabuleiro de forno.

No mesmo tabuleiro, junte as cabeças de alho (inteiras) e os pimentos abertos ao meio sem sementes. Regar com um pouco de azeite. Cubra o tabuleiro com folha de alumínio.

Cozinhar cerca de 1 hora no forno, ou até que a abóbora esteja tenra. O pimento cozinhará mais rápido (20-30min), assim que estiver cozido retire-o e deixe arrefecer. Quando arrefecer remova a pele que deve soltar-se facilmente.

No final da cozedura, retire também a pele à abóbora e descasque o alho.

Num processador de alimentos, junte a abóbora, o pimento, o alho, o Tahine, o sumo de limão e uma colher de sopa de azeite. Reduza a puré.

Se necessário, adicione mais azeite para obter a textura desejada. Tempere com sal e pimenta e guarde no frigorífico no mínimo 3 horas. Aguenta até uma semana.

Servir com pão crocante ou legumes crus.

Hummus de abóbora manteiga e Pimento vermelho

20 opiniões sobre “Hummus de abóbora manteiga e pimento

  1. Bem, que cor mais linda! Este teu post parece meio halloweenesco, pelas cores 🙂
    Adoro hummus, principalmente pelo travo do tahini. Dantes comprava o tahini em boiões, mas agora optei por fazer a quanntidade que necessito para a altura no meu processador de alimentos. É que sementes de sésamo é coisa que nunca falta cá em casa! Mas comprei um hummus com algas marinhas, que deve ficar igualmente delicioso nesta receita.

    Hoje à noite ia fazer bruschettas para o jantar, mas já me deste ideia para um hummus sopinpa. Se calhar vamos ter bruschettas e também hummus popinpa com pão pita 😀

    Gostar

    1. Ora aí está algo muito inteligente, fazer tahini! Tenho que experimentar! Hummus com algas também não deve ser nada mau!

      Gostar

  2. Estou maravilhada com a simplicidade da receita e a beleza das fotografias! Que bom!! Também ando a namorar abóboras na cozinha! E é tão bom quando um ingrediente tem esta capacidade fantástica de se adaptar a todos os pratos, doces ou salgados!
    Cá em casa já deu para uma compota e um assado no forno! Love it!

    Gostar

  3. Olá Filipe!
    Fiquei curiosa quando vi no face, um Hummus com a cor diferente da que conheço.
    Claro, a receita é com creme de abóbora como base. Habitualmente faço o tradicional,
    a base com puré de grão, mas vou experimentar a sua receita.
    Beijinhos

    Gostar

    1. Olá Rosa!

      Também sou fã do tradicional! Mas com tanta abóbora cá por casa, porque não?! É muito bom, experimente!

      Gostar

  4. Olá Filipe!
    Bem, estas fotos estão fabulosas 🙂
    E sim, adoro hummus, este ficou perfeito e harmonioso em termos de sabores, adoro a cor!
    Um beijinho.

    Gostar

  5. Nunca provei tahine, já vi várias vezes à venda no Martim mas nunca tive aquele click para levar… acho que tive agora 🙂 Ficou com um aspecto fantástico o teu hummus!

    Gostar

Os comentários estão fechados.

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar