Como conservar azeitonas

como curtir azeitonas

Não sou grande apreciador da maior parte das azeitonas que se encontram à venda por aí. E poucas são as vezes em que fico surpreendido com a sua qualidade quando servidas num restaurante. São geralmente horríveis, sem sabor nem textura.

Não é de admirar, tendo em conta que grande parte das azeitonas que encontramos à venda passaram por processos químicos, seja para ajustar o seu sabor ao nosso palato ou para adequar a sua aparência aos nossos supostos padrões de estética.

Curtir azeitonas

“Curtir” é um termo que diz respeito ao tratamento da azeitona de forma a tornar-se comestível. Antes de serem consumidas, as azeitonas precisam de ser curtidas para remover o seu sabor amargo característico. Mediante a zona do país podem existir pequenas diferenças na técnica de curtição tradicional, mas é uma prática relativamente fácil de executar que envolve simples ingredientes como água e sal.

A curtição moderna é um pouco diferente, eu diria até assustadora. Pois, quem se lembraria de usar o mesmo produto que usamos no desentupimento de canos para curtir azeitonas? Aparentemente alguém se lembrou. Sim, é a soda cáustica!

Azeitonas oxidadas

Outra técnica moderna que começa a ser extremamente popular é a oxidação das azeitonas. E esta nada tem a ver com o processo de curtição. As azeitonas oxidadas são azeitonas que depois de curtidas são sujeitas a procedimentos que alteram o seu aspecto estético.

De certeza que conhecem aquelas azeitonas pretas sem caroço, todas perfeitinhas e brilhantes. Estas azeitonas são originalmente verdes e oxidadas com ar comprimido até ficarem pretas. A oxidação é uma reação natural com o oxigénio do ar. Até aqui tudo bem. O problema é que a cor preta obtida não é estável e com o tempo começa a parecer menos atraente, é necessário fixá-la com dois aditivos estabilizadores de cor: gluconato ferroso e lactato ferroso.

Um processo rápido e relativamente simples que descaracteriza a azeitona. A sua textura é completamente diferente e acima de tudo falta-lhe aquele sabor característico de uma azeitona que passa pelo processo de fermentação.

A azeitonas pretas naturais são amadurecidas na árvore, colhidas no ponto de maturação ideal para azeitona de mesa e em nada se comparam com o aspecto brilhante das oxidadas.

azeitonas de mesa

Como curtir azeitonas

A azeitona é constituída por uma substância chamada oleuropeína, a principal responsável pelo seu sabor amargo. O processo de curtição pretende reduzir o nível de oleuropeína presente na azeitona para que se torne comestível. Essa substância é solúvel em água. Por isso na curtição tradicional imergem-se as azeitonas em água, que é trocada diariamente diluindo a oleuropeína. Simples! Em certas zonas do pais é comum acrescentar sal à água.

  • Comece por dar três ou quatro cortes nas azeitonas usando uma faca bem afiada. O corte ajuda a água a penetrar na azeitona que por sua vez libertará mais rapidamente a substância amarga.
  • Coloque as azeitonas cortadas ou retalhadas dentro de um garrafão de plástico vazio (ou outro recipiente de plástico ou vidro com tampa) sem encher totalmente.
  • Encha com água até cobrir totalmente as azeitonas e feche o recipiente. É importante que as azeitonas não fiquem muito apertadas por isso não exagere na quantidade de azeitonas por recipiente.
  • Use exclusivamente água mineral ou água proveniente de furo ou poço. Nunca use água tratada da companhia, o cloro é responsável pelo amolecimento das azeitonas.
  • A água deve ser substituída por água nova uma vez por dia, idealmente. Durante cerca de 15 a 30 dias. Se for como eu e trocar a água só quando se lembra, não há problema. A verdade é que quantas mais vezes trocar a água, mais rapidamente estará a comer azeitonas!

Como determinar se a azeitona está pronta?

Prove de vez em quando uma azeitona, se estiver muito amarga continue com o processo. Caso contrário está pronta para temperar e comer ou, se pretender, pode conservá-la usando um dos seguintes métodos de conservação.

como fazer azeitona em conserva

Azeitona conservada em salmoura

Azeitona conservada juntamente com o tempero numa solução de água, sal e vinagre. Esta opção permite conservar a azeitona durante muitos meses. Favorece também a fermentação natural aumentando a complexidade do seu sabor.

Pode optar por conservar as azeitonas sem o tempero e temperar apenas quando servir. Eu gosto de fazer logo tudo.

Ingredientes para a salmoura*

Para 1 litro de solução de salmoura

  • 1 litro de água mineral
  • 90g de sal integral
  • 100ml de vinagre de vinho branco
  • Azeite, o suficiente para cobrir

* A solução de salmoura deverá ter uma percentagem de 5% a 12% de sal por cada 100ml de água. Se encher muitos frascos pode duplicar ou triplicar a receita. O importante é que mantenha as proporções.

Ingredientes para temperar azeitonas

Para um frasco pequeno que levará cerca de 170g de azeitonas (vulgar frasco de compota); o frasco deve estar esterilizado

  • 1 raminho generoso de tomilho fresco
  • 1 folha de louro
  • 1/2 rodela de limão
  • 1 dente de alho fatiado
  • 1/2 colher de chá de sementes de mostarda amarela
  • 1/2 colher de chá de pimenta preta em grão
  • 1/2 chilli seco ou fresco com sementes

Procedimento

Num recipiente grande misture a água com o sal e o vinagre. Mexa bem com uma colher até dissolver totalmente o sal.

Coloque os temperos no fundo do frasco.

Encha o frasco com as azeitonas. Tenha atenção para não o encher demasiado, deixe a espessura de um ou dois dedos de espaço livre.

Cubra as azeitonas com a salmoura e de seguida com uma camada espessa de azeite para que nada fique exposto ao ar. Pode desenvolver-se bolor nas azeitonas se não ficarem totalmente submersas.

Feche o frasco e guarde na despensa durante pelo menos dois meses. (Eu abri um frasco duas semanas depois, estavam óptimas e já tinham adquirido bastante sabor)

Pode consumir as azeitonas directamente do frasco, ou servi-las com um fio de azeite, alho picado e sementes de coentro esmagadas.

azeitonas temperadas

Azeitona desidratada conservada em azeite

(baseado nesta receita)

Esta é uma novidade para mim, experimentei este ano pela primeira vez.

Ingredientes

Para um frasco pequeno (vulgar frasco de compota); o frasco deve estar esterilizado

  • Cerca de 170g de azeitonas curtidas
  • Azeite extra virgem, para cobrir
  • 1/2 chilli fresco picado
  • 1 dente de alho picado
  • Casca de meia laranja
  • Sal integral e pimenta a gosto

Procedimento

Aquecer o forno a 100º.

Secar bem as azeitonas com um pano. Coloca-las num tabuleiro dentro do forno até ficarem “enrugadas”.

Encher o frasco com as azeitonas e tempere com o chilli, o alho, a casca de laranja, uma pitada generosa de sal e um pouco de pimenta.

Cubra totalmente com azeite e feche o frasco. Deixe repousar algumas semanas antes de comer, agitando o frasco de vez em quando. Conserva-se por alguns meses na despensa.

32 opiniões sobre “Como conservar azeitonas

  1. continuo maravilhada. Já aprendi tanto sobre azeite e azeitonas com estes teus posts! se já eram produtos da minha eleição e que eu respeitava, agora muito mais. Olha, não queres fazer negócio comigo? Quando vieres ao Porto trazias-me um garrafão do teu azeite e umas quantas das tuas azeitonas. Aposto que vou ser um cliente feliz… Falamos melhor sobre isto por email 🙂

    Gostar

  2. sou completamente viciada em azeitonas, acho que já te disse isto. E como tu odeio ir a um restaurante e comer azeitona sem sabor. Gostei muito das dicas que deste para a conserva é sempre útil saber este tipo de coisas mesmo não fazendo em casa habitualmente

    Gostar

  3. eu adorooo azeitonas! sou viciada! eu e a minha mãe! e tal como o azeite ela não resiste a trazer azeitonas de Trás-os-Montes! tão simples e tão boas! adoro! e mais uma vez obrigada por estes posts fabulosos! Isto sim é serviço público!

    Gostar

  4. adorei o blog e embora tenha passado a correr li este post todo. adoro azeitonas, moro numa aldeia onde estes processos são muito utilizados e ‘pecávamos’ em pormenores como o da água no que diz respeito à curtição das azeitonas. muito interessante, obrigada.
    parabéns pelo blog
    DMoura

    Gostar

  5. Adoro as fotos, a luz, eu sei, estou a ser repetitiva! Mas sim, estão lindas.
    E eu só gosto de boas azeitonas. Em casa só comemos umas que vêm do Alentejo feitas por uns amigos e maravilhosamente temperadas. Puxamos do pão e está feita a entrada!
    Um beijinho.

    Gostar

  6. viva!
    estou deliciada com este blog todo em português e em bom 🙂
    também adoro temperar azeitonas (esmago-as, alho em fatias, louro, pimenta, orégãos e tomilho frescos, salsa & coentros picados e rego tudo com azeite dentro de um frasco) fico assim também com um azeite bem temperado para saladas.
    boas dicas e até breve

    Gostar

  7. Filipe, espreita o tempero da heidi (101 cookbooks) com gin. Ela usa azeitona italiana mas apenas porque não conhece as nossas 😉

    Gostar

  8. Este post traz muitas recordações boas. O meu pai preparava todos os anos um pote de barro com azeitonas… mesmo miúda eu já comia. Exactamente no Sábado passado, ofereceram-me um pote com azeitonas preparadas em casa. Acrescentei as sementes de coentros e piri-piri, aproveitando a sugestão..

    Gostar

  9. Cada vez gosto mais destas publicações!
    E parecem ir todas ao encontro daquilo que procuro.
    Obrigada por isso.
    Vou seguir estas dicas. Temos um Oliveira centenária que “insiste” em nos brindar com grandes e ricas azeitonas todos os anos!

    Gostar

  10. Obrigada pelas receitas, vou experimentar desidratar as minhas para variar. Desculpe chamar-lhe a atenção, mas para apróxima vez que mexer faça-o com x não com ch.

    Gostar

  11. Olá amigo,

    Vc pode me ajudar, tenho uma oliveira linda, imensa e da cada azeitona muito grande e não é amarga, eu costumo come-las direto do pé mas é um pouco duras, como faço para que no processo de curtição da azeitona, ela fique mais mole ????

    Gostar

    1. Osvaldo, não sei que espécie de azeitonas estamos a falar. Será que as apanha na altura certa de amadurecimento? Não tenho conhecimento sobre a época da apanha no Brasil, mas em Portugal acontece geralmente nos meses de Outubro a janeiro, sendo que as azeitonas de mesa serão colhidas mais cedo do que as destinadas à produção de azeite.

      Gostar

  12. Parabéns pelo post, gostei muito.

    Em relação à água tratada da companhia, com cloro, podemos fervê-la, assim estará esterilizada e o cloro evapora facilmente. Depois é só tampar e deixar esfriar.

    Gostar

  13. as azeitonas devem ser colhidas no amadurar,depois mudalas em agua,frequentemente para seir a sangra,nao usar agua quente,se deseja fazer pouca quantidade deve darlhe um corte em torno,depois com a pasajem do tempo preparanse como tudo,como de um peixe chorasco se tratese,mas ficao bem com oreganos demolhadas em azeite de oliveira,acompanhado com queijo de cabra fresco,e pao .

    Gostar

  14. Que post incrível!!! Obrigada por compartilhar o conhecimento! Vou já curtir as que acabei de colher aqui em Verona!!! Muito obrigada 🙂

    Gostar

  15. Gostaria de saber se posso escorrer metade da água salgada que vem nos vidros de aveitona, e adicionar água mineral sem gás ou mesmo água filtrada a fim de desconcentrar o sal, pois azeitonas geralmente vêm muito salgadas e eu incho qdo. como.
    Att.

    Gostar

    1. A função do sal é preservar as azeitonas, se retirar a salmoura as azeitonas não vão aguentar muito tempo. Sugiro substituir a água por azeite

      Gostar

  16. Gostaria de saber depois de curtir as azeitonas e tempera-las deixar em vários garrafões de plástico,utilizar em pouco de cada vez num frasco o resto não se vêm a estragar??

    Gostar

  17. Olá boa tarde.
    Vou fazer como diz. Se sairem boas tem prémio. Já agora! Azeitonas pisadas, como se faz

    Gostar

  18. Olá!
    Espetacular artigo sobre azeitonas.
    Tentei fazer com salmoura mas elas apanharam bolor na superfície.
    O que se pode fazer?

    Gostar

  19. Estou este ano a fazer pela primeira vez, apesar de fazer azeite à uns anos. A parte inicial fiz exatamente igual mas agora na salmoura não sei se compreendi. O meu objetivo era fazer pasta de azeitona e não queria dar temperos extra, já tem um toque de limão pois o frasco tinha vodka com limão e não saiu o aroma nas lavagens. Já fiz 4 dias sal e água e troquei todos os dias porque não tenho vinagre. Será que posso colocar num frasco a água, sal, azeitona, substituir o vinagre por sumo de limão, fazer a camada de azeite e deixar até ao Natal assim, altura que queria fazer a pasta? Ou é melhor continuar a fazer a troca de água e sal todos os dias para aguentarem até lá?

    Gostar

Os comentários estão fechados.

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar