Bife de atum com molho ferrado e acelga salteada

acelga

Tenho saudades do Verão! Gosto da luz difusa do Inverno, da chuva que lava as janelas e todos esses clichés, mas nada se compara ao Verão! E por isso este post é tão saudosista quanto eu fiquei ao apreciar a frescura e cor de vinho tinto do atum ontem na peixaria! Como tinha este molho na cabeça trouxe o atum comigo.

Mas neste momento vocês devem é estar a perguntar-se o que é o molho ferrado. E perguntam muito bem! O molho ferrado é um típico molho açoreano avinagrado, mas este vem especificamente da Ilha do Pico e foi-me ensinado pelo Carlos. Na pesquisa que fiz, percebi que existem algumas variações deste molho, uns com polpa de tomate, outros com vinho, o que provavelmente será uma tendência geográfica.

Originalmente, o molho ferrado é servido com peixe frito em banha de porco. E o molho é feito directamente na gordura de fritar o peixe. É um conceito interessante, a gordura absorve os aromas do peixe, e, aproveitando o calor da fritura, adiciona-se os ingredientes do molho, deixa-se levantar fervura e já está. É delicioso, mas não tem muito a ver com a minha forma de cozinhar, por isso fiz uma versão mais saudável.

Bifes de atum grelhado com molho ferrado e acelga salteada

Ingredientes

serve 2

Peixe

  • 2 postas de atum
  • Sal integral

Molho*

  • 150 ml de azeite
  • 75 ml de vinagre de vinho branco
  • 1 chilli verde picado**, ou 1/2 colher de chá de flocos de chilli desidratado
  • 8 dentes de alho
  • 1 molho generoso de salsa
  • Sal integral, a gosto

*Serve 4 pessoas. Se sobrar guarde no frigorífico e sirva noutra refeição de carne ou peixe
**Com ou sem sementes conforme a preferência por picante

Acelgas

  • 30 folhas médias de acelga
  • 1/2 colher de chá de sementes de funcho
  • Azeite
  • 2 dentes de alho, picados
  • Água a ferver
  • Sal integral
  • Sumo de limão, a gosto

Vamos a isso

Molho

Junte num almofariz o alho, a salsa, o chilli, um fio de azeite e um pouco de sal. Esmague tudo muito bem até obter uma pasta verde.

Aqueça o azeite numa caçarola pequena, quando este estiver quente junte a pasta de salsa e deixe cozinhar em lume brando uns minutos, apenas o tempo suficiente para cozinhar o alho, mas sem deixar queimar.

Adicione o vinagre, deixe ferver durante mais ou menos um minuto para o vinagre perder alguma intensidade e retire do lume.

Acelgas

Coza as folhas de acelga em água a ferver temperada com sal, 3 a 4 minutos.

Aqueça uma frigideira com azeite. Adicione o alho e as sementes de funcho, deixe fritar alguns segundos, com cuidado para não queimar o alho. Junte as acelgas e salteie alguns segundos, no final tempere com um pouco de sumo de limão e sal se necessário.

Peixe

Grelhe os bifes de atum, 1 minuto de cada lado (dependendo da altura). Sirva os bifes regados com o molho e acompanhe com a acelga salteada. Também pode acompanhar com batata cozida.

bife de atum com acelga e molho ferrado

18 opiniões sobre “Bife de atum com molho ferrado e acelga salteada

  1. Para não me tornar repetitiva hoje não vou falar das fotos magnificas, mas sim da minha saudade também do Verão 😦 aiiiiii chuva… por favor… estou fartinha…
    E esse molho com peixinho frito…… hum… deve ser maravilhoso. 😀
    Obrigada e um beijinho

    Gostar

  2. Pois…devo ser única sem saudades do verão ..da primavera talvez sim. Não faço muita peixe em casa, confesso. Nasci no terra sem mar e não gosto muito peixe, mas atum sim e este parece lindo!!!

    Gostar

  3. LOL, ontem comi atum. O Marco grelhou o dele mas o meu foi mesmo em sashimi, com molho de soja e wasabi.
    Para acompanhar, noodles com mistura de cogumelos e alho-francês, num estilo asiático, com molho agridoce caseiro.
    As acelgas arco-iris são lindas, lindas. Pena que quando cozinhadas perdem as cores vibrantes 😦

    Gostar

    1. Vou confessar, enquanto estou a preparar o peixe gosto de cortar um pedaço e comer em sashimi com molho de soja! É tão bom! Sim é pena a cor das acelgas, são tão lindas!!

      Gostar

  4. E viva ao verão, sabes o que mais sinto falta é do cheiro dos grelhadores nas ruas acreditas? Adoro comer peixe grelhado e para acompanhar sempre com uma bela salada. O teu prato ficou lindo e em segundos voltei ao verão. Ps: A travessa é tão linda!!! beijo

    Gostar

    1. A travessa é mais um preciosidade da minha avó! 🙂 Sim entendo o que falas, existe um certo conforto quando sentimos o aroma a grelhados na rua. Também já tenho saudades! beijinho!

      Gostar

Os comentários estão fechados.

Create your website at WordPress.com
Get started
%d bloggers like this: