Creme de beterraba e leite de côco com robalo marinado em sumo de lima

Creme de beterraba e leite de côco com robalo marinado em sumo de lima

Read in english

Ainda estou a tentar perceber se esta é uma sopa com identidade Invernosa ou Primaveril. Quero acreditar que se trata de uma daquelas paixões de Primavera, vibrantes e arejadas onde o sumo de lima, o peixe e a beterraba formam um trio arrasador!

Esta receita partiu de um surpreendente caril de beterraba que fiz há um tempo atrás, cortada às tirinhas e cozinhada em côco, no final regada com sumo de lima. Sei que há muita gente que não aprecia beterraba, eu sou suspeito porque gosto dela das mais diversas formas, acho que combina particularmente bem com especiarias, citrinos ou até queijo de cabra.

Mas para quem ainda não está convencido, experimentem esta sopa e, se não se deixarem levar pelo perfume vibrante da lima, a suavidade do côco e a frescura do peixe, esqueçam, beterraba não é para vocês!! 🙂

chilli e lima

Creme de beterraba e leite de côco com robalo marinado em sumo de lima

Serve 3

  • Fio de azeite
  • 1 cebola, picada
  • 2 dentes de alho, picados
  • 20 a 30 folhas de caril desidratadas
  • 2 beterrabas, cortadas aos cubos
  • 1 chilli vermelho, sem sementes, picado
  • 1 pau de canela
  • 2 vagens de cardamomo, apenas as sementes, esmagadas
  • 1 colher de sopa de caril
  • 400ml de leite de côco
  • 200ml de água
  • Sal integral
  • 3 filetes de robalo grandes, sem espinhas nem pele
  • 2 limas, raspa e sumo

1. Temperar os filetes de robalo com um fio de azeite, raspa e sumo de uma lima. Reserve no frio. 2. Aquecer um fio de azeite num tacho grande. Refogar a cebola até ficar translúcida, juntamente com o alho e as folhas de caril. 3. Adicionar beterraba, chilli, canela, cardamomo e caril. Envolva tudo e deixe cozinhar 2 ou 3 minutos. 4. Acrescente leite de côco, água e uma pitada de sal. 5. Cozinhe lentamente até a beterraba ficar tenra (20 minutos). 6. Retire o pau de canela e Reduza a puré. Se achar necessário adicione mais água para obter a cremosidade desejada. 7. Confira o sal. 8. Grelhar o peixe num grelhador bem quente, temperado com uma pitada de sal e regado com um pouco do líquido da marinada.  9. Sirva o creme de beterraba com o peixe desfiado grosseiramente e finalize com raspa e sumo de lima.

19 opiniões sobre “Creme de beterraba e leite de côco com robalo marinado em sumo de lima

  1. Filipe, desculpa la mas olha não resisti e a minha já esta ao lume. Só falha o robalo, mas que achas de o substituir por um belo queijinho de cabra? Amanhã digo como me ficou, combinado?

    Beijinho e obrigada pela inspiração e as fotos fenomenais!

    Gostar

  2. Olá Filipe,
    Nem preciso de te repetir o quanto cá em casa todos adorámos e as pessoas que têm passado lá no blogue também se têm mostrado bastante interessadas nesta delícia de creme.
    Um beijinho, boa páscoa e obrigada pela fantástica partilha.
    Lia.

    Gostar

  3. Adoro beterraba mas infelizmente cá em casa não são muito apreciadores. Mas vou fazer, mesmo assim! Beterraba com peixe… deve ser divinal, nunca experimentei! Talvez passem a gostar 😉

    Gostar

  4. Uma mistura muito interesante! Eu NUNCA tivesse juntado peixe com beterraba. Mais vou a fazer….Espectacular a fotografia

    Gostar

  5. oi!
    Já sigo a sua página a algum tempo, mas confesso que nunca fiz uma receita, mesmo falta de tempo, estava a acabar o Mestrado e tempo e paciência para outras coisas falta muito na fase final.
    Mas vou organizar-me e qualquer dia experimento, e digo já que vou começar por esta! 😀

    Obrigada pelas excelentes receitas/ideias que irão enriquecer por certo o meu paladar!

    Tudo de bom!
    Maria

    Gostar

Os comentários estão fechados.

Create your website at WordPress.com
Get started
%d bloggers like this: