Sorvete de laranja – o meu novo vício!

Sorvete de laranja

Quando saio da cidade uns dias dou por mim a valorizar ainda mais o silêncio e a pensar que me sinto mesmo bem no meio do nada. Gosto de olhar para mim como uma pessoa do campo que vive temporariamente na cidade. E é nestas alturas que não tenho qualquer dúvida disso!

Eu até gosto de viver na cidade. É prático, cómodo e estimulante. Mas às vezes chego a um ponto de saturação tal em que a única coisa que me apetece é deixar isto tudo para trás! Desfrutar dos dias calmamente, cozinhar o que me apetece sem pressas e, claro, dedicar-me a pequenos prazeres como este sorvete caseiro cremoso!

Foi sem dúvida o rei destes dias no Alentejo! Confesso que foi também o meu pequeno-almoço várias vezes, para não falar nos lanches! Com tantas laranjas biológicas por perto e o calor que se fazia sentir, tinha que lhes dar algum rumo rápido para além do habitual sumo!

Tenho visto várias receitas de sorvete e esta resulta bastante bem para mim. O segredo para um sorvete cremoso está nas claras. Uma ou duas claras de ovo, dependendo da quantidade de fruta, alteram instantaneamente a textura do sorvete. Atenção que eu pico a fruta congelada na bimby (e é a primeira vez que aqui falo dela) portanto não sei qual o comportamento de outro robot de cozinha usando este procedimento.

laranjas biológicas

Sorvete de laranja

Serve 4 a 6

  • 600g de laranjas, descascadas
  • Geleia de agave ou outro tipo de adoçante, a gosto (depende da acidez da laranja, eu usei 4 colheres de sopa de geleia)
  • 2 claras de ovo

1. Descascar as laranjas com o cuidado de remover todas as partes brancas da casca. 2. Congelar as laranjas descascadas e cortadas aos gomos num saco de congelação. 3. Juntar num robot de cozinha as laranjas congeladas e o xarope de agave. 4. Picar muito bem até obter uma textura uniforme. 5. Prove e rectifique a quantidade de geleia. 6. Acrescente as claras de ovo e pique novamente até ficar cremoso. A textura irá mudar instantaneamente. 7. Sirva imediatamente ou reserve no congelador se a consistência não for a desejada.

sorbet de laranja

24 opiniões sobre “Sorvete de laranja – o meu novo vício!

  1. LOL, acho que os blogs andam um pouco parados. Ou então o pessoal já se cansou de comentar (sim, porque pelos vistos também vou ser a primeira lol).

    Adoro sorvete de laranja, é tão fresquinho!!! Tens bimby? Estou maravilhada 😀

    Gostar

  2. Adoro sorvetes, fresquinhos e bem mais saudáveis que os gelados cheios de nata, principalmente de compra. Com laranja então é quase como uma antecipação do Verão que já espreita ali ao virar da esquina, por estes dias 🙂 Fiquei com vontade de experimentar.

    Beijinhos

    Gostar

  3. Olá Filipe,
    Identifico-me totalmente com o que escreves, pois eu própria sempre preferi viver no campo ou em pequenas vilas que na grande cidade, embora a grande cidade seja uma necessidade para de vez em quando.
    Adoro sorvetes e adoro este teu, não só porque é de laranja que amo, mas também pelo aspecto cremoso, pois normalmente, os sorvetes estão cheios de gelo, o que me deixa um bocadinho irritada…
    Beijinhos e fica bem,
    Lia.

    Gostar

  4. Adoro gelado, mas nunca fiz, nem creio que venha a fazer… laranja, também é um sabor que nunca escolho, mas acho que vou ter de pensar duas vezes, o teu está com um aspecto fantástico!

    Gostar

  5. A mesma receita resulta para sorvete de limão (substituindo claro, as laranjas por limões)? Ou recomendas alguma receita diferente para fazer sorvete de limão? Obrigada!

    Gostar

    1. Catarina, nunca fiz com limão mas deve resultar perfeitamente. Eu faço com varias frutas diferentes usando o mesmo método. Aquilo que aconselharia era adicionar uma clara de cada vez. Se nao ficar cremoso com a primeira junte a segunda.

      Gostar

  6. Eu reparto os meus dias entre a cidade, e ao fim de semana lá me mudo para o campo. Foi no campo que cresci, por isso para mim é essencial sentir a calma e os cheiros naqueles dois dias do fim de semana, para me revitalizar 🙂
    Gostei muito da tua dica das claras, acho que fará toda a diferença na consistência. Hei-de experimentar.

    Gostar

  7. Filipe,
    eu sou moça do campo!
    Adoro a Figueira, adorei viver em Lisboa e Barcelona, mas é no sossego do campo onde vivo que mais me identifico. E o poder ir lá fora de manhã apanhar laranjas e fazer um sumo!
    Adorei o sorvete, que lindo. mas eu sem bimby, será q

    Gostar

  8. Publiquei antes de acabar, eu sem bimby, conseguirei fazer num robot normal?
    As claras se calhar é melhor bater em castelo antes de adicionar certo?
    Ficou mesmo cremoso!
    Um beijinho

    Gostar

    1. Inês não sei responder à tua pergunta uma vez que nunca experimentei num robot normal. Mas sinceramente eu arriscaria, se for um bom robot (com potencia) acredito que não terás problemas! Quanto as claras, não é preciso bateres nada. Basta adicionar a clara no seu estado normal e voltar a triturar até ficar cremoso. É importante adicionar a clara só quando a fruta estiver bem, bem triturada. Espero que consigas, beijinho!

      Gostar

  9. Gostava imenso de fazer esta receita mas será que já alguém experimentou com mel? E será na mesma proporção? Qual a razão de utilizar o agave?

    Gostar

    1. Eu já experimentei Cláudia, sinceramente não gostei muito, achei que o sabor do mel perturbava um pouco. Essa é a vantagem do agave, não tem sabor. Mas experimenta, pode ser que gostes! As proporções não serão as mesmas, prova sempre!

      Gostar

Os comentários estão fechados.

Create your website at WordPress.com
Get started
%d bloggers like this: