Nunca tive muita dificuldade em escoar o stock de citrinos cá de casa, uso-os regularmente, seja para cozinhar ou em sumos. Mas ultimamente tenho pensado em novos rumos para esta abundância sazonal. Já sabem que não tenho o hábito de fazer bolos, o que facilitava parte do problema, é verdade. Mas felizmente nem todo o citrino precisa de açúcar para triunfar!
Quase todos são usados para temperar um molho, levar ao limite a pujança de um caril, ou simplesmente comer assim, enquanto fruto. As laranjas, gosto delas em sumo, sem complicações e de preferência logo de manhã, enquanto o sol ilumina directamente a bancada da cozinha. Desta vez algumas delas foram parar a uma focaccia que, se me permitem, não combina nada mal com o mesmo momento da manhã.
Focaccia de laranja
- 350g de água morna
- 5g de fermento fresco
- 2 colheres de chá de sal integral
- 500g de farinha de trigo
- 10 rodelas de laranja, cortadas o mais fino possível
- Azeite, a gosto
- Flor de sal, a gosto
- Oregãos, a gosto
Procedimento
1. Misture o fermento e o sal na água até que ambos se dissolvam. 2. Coloque a farinha num recipiente grande e acrescente a água. Misture até a massa começar a formar-se. 3. Transfira a massa para um superfície lisa e trabalhe-a com as mãos. Deve ficar suave e elástica. Resista à tentação de adicionar mais farinha, a massa deixará naturalmente de colar às mãos. 4. Forme uma bola e devolva a massa ao recipiente polvilhado com farinha. 5. Cubra com um pano e guarde no frio durante a noite. Ou cerca de 6 horas em temperatura ambiente, até duplicar o seu tamanho. O tempo dependerá da temperatura da sua cozinha. (Se optar por reservar a massa no frio, deve esperar que volte à temperatura ambiente antes de a usar.) 6. Unte um tabuleiro de forno com azeite e polvilhe-o com um pouco de farinha. 7. Coloque a massa no tabuleiro. Estique com as mãos até que ocupe todo o espaço do tabuleiro. 8. Disponha as rodelas de laranja sobre a massa. Use a ponta dos dedos para pressionar a massa, misturando os sabores e formando pequenas covas. 9. Termine com um fio generoso de azeite e reserve num local quente por mais uma hora, até duplicar o tamanho novamente. 10. Pré-aquecer o forno a 250º. 11. Pressione mais uma vez a massa, gentilmente, com a ponta dos dedos para eliminar algumas bolsas de ar. 12. Cozinhe no forno durante 15-20 minutos até ficar dourada e com superfície crocante. 13. Retire a focaccia do forno, tempere com flor de sal e um fio de azeite para compensar o sabor acre da laranja e termine com oregãos.
no words at all… uuff!
GostarGostar
😉
GostarGostar
Muito bom aspecto e super criativo!
Tens de dar “o salto” para outros projectos 😉 estás a ver o que quero dizer?
Tanto talento junto não pode ficar “aqui” parado!
GO!
GostarGostar
Tou a ver tou! 😉 obrigado pelo apoio Rosa!
GostarGostar
Cá eu também sou grande fã de citrinos e suminho de laranja natural é algo que adoro mas esta tua focaccia, muito francamente, fique super curiosa com a combinação, mas tenho um pressentimento que iria adorar também.
Parabéns mais uma vez pelas fotos magníficas e pela criatividade brilhante.
um beijinho,
Lia.
GostarGostar
Obrigado Lia! Eu adorei a combinação, espero que também gostes!
GostarGostar
Gosto muito de citrinos e gosto de utilizá-los em bolos. Mas, a tua focaccia está fabulosa! Esta combinação parece-me ser deliciosa. É uma receita muito criativa!
um beijinho
GostarGostar
Obrigado Paula! Adoro citrinos, mas já andava um bocado cansado de os usar sempre da mesma forma.
GostarGostar
Focaccia de laranja… e não é que soa mesmo bem? Eu como um pouco de tudo ao pequeno almoço, é o que me vale. Portanto esta tua sugestão não seria nada de estranhar 🙂
GostarGostar
😀 Os meus pequenos almoços também são meio estranhos confesso!
GostarGostar
Que aspeto delicioso! Para fugir à tipica focaccia de alecrim, esta parece sempre muito boa!
GostarGostar
Eu gostei muito, espero que gostes Carol!
GostarGostar
Adorei essa ideia! O meu problema com a abundância aqui em casa anda nas tangerinas, o que me parece que também ficaria bem neste caso. A laranja, apesar de muitas, ficam muito bem em vários pratos salgados, e entre isso e as muitas que se comem ao natural, não tem hipótese desde estragarem.
As fotos fantásticas, como sempre! Bom domingo
GostarGostar
Obrigado Gori! Tangerinas? porque não?! Tem tudo para resultar!
GostarGostar
Que ideia tão original. Adoro os sabores cítricos desta altura 😉
Babette
GostarGostar
Também eu! Se experimentares conta como ficou!
GostarGostar
Parabéns, por este fantástico blog, um cantinho cheio de sabores e fotografias espetaculares!! Estou fã! Gostaria se fosse possível, saber qual a máquina fotográfica que está a usar! As imagens estão espetaculares. Muitos parabéns e continuação de bons cozinhados!
GostarGostar
Obrigado Cristina! Este post foi fotografado com uma fujifilm x100, mas normalmente uso uma Canon 5D. Bons cozinhados!
GostarGostar