Adiar decisões é um péssimo hábito, eu sei. Mas sou perito nesse campo e posso ensinar quem estiver interessado! Umas mais importantes que outras, regra geral, se há uma decisão a tomar, invoco todas as ideias paralelas e tento ocupar o meu cérebro com tudo menos aquilo que é necessário. Não consigo evitar, ultrapassa todas as minhas forças.
Esta conversa podia levar a assuntos realmente importantes. Mas como sou perito em evitá-los, vou aligeirar a coisa e dizer-vos que a semana passada ganhei coragem e tomei uma decisão. Importante ou não, deixo ao vosso critério. Falo-vos de frigideiras. Aquelas que já têm anos, riscadas de tanto uso e já muito pouco anti-aderentes. Aliás, extremamente-aderentes! Nunca pensei que custasse tanto tomar a decisão de mandar umas frigideiras para o lixo. Na realidade não sei o que custava mais, desfazer-me delas, mesmo praticamente inúteis, ou perceber onde devia investir. Precisava ter a certeza que investia não só em material durável e de qualidade mas também não prejudicial à saúde, que a história do PTFE e do PFOA só de pensar já me dá dores de cabeça.
Pois bem, ultrapassada a primeira fase deste problema, a outra foi relativamente simples, bastou chegar à loja e dizer: “preciso de umas frigideiras novas”. Palavras mágicas para quem quer vender frigideiras, suponho. Acabei por trazer duas frigideiras anti-aderentes, mais versáteis e cuja marca não vou referir e ainda uma de ferro mais indicada para selar carne ou peixe. Há decisões que podem fazer a diferença na nossa vida, é o que vos digo. Mais vale ter poucas frigideiras boas do que muitas más.
Qualquer dia preciso de tratar daquele armário cheio de frascos vazios. Qualquer dia!
Risotto de cevada e abóbora
Receita de Tess Ward, fotografado para Mindfulchef
Serve 2
- 1/2 abóbora manteiga, cortada em cubos
- Azeite
- 25g de avelãs
- 1 dente de alho, picado
- 200g cevada
- 1 raminho de alecrim
- 1/2 litro de caldo de galinha
- 40g tâmaras, sem caroço, picadas grosseiramente
- 1 rama de cebola, picada
- Sumo de limão, a gosto
- Sal integral e pimenta preta, a gosto
- 1 punhado de salsa, picada
Procedimento
1. Aquecer o forno a 200º. 2. Colocar a abóbora num tabuleiro de forno com um pouco de azeite e uma pitada de sal. Asse durante 30 minutos, mexendo a meio do tempo. 3. Enquanto a abóbora cozinha, toste as avelãs no forno, colocando-as noutro tabuleiro à parte, cuidado para não queimarem. 4. Prepare uma panela grande com um fio de azeite e frite o alho em lume brando até começar a caramelizar. 5. Adicione a cevada e o alecrim, frite alguns segundos envolvendo a cevada no azeite. 6. De seguida adicione gradualmente o caldo de galinha. Mantenha a panela em lume alto, assim que começar a ferver reduza o lume e deixe cozinhar lentamente durante cerca de meia hora. 7. Quando a cevada estiver cozinhada junte a abóbora, as tâmaras, as avelãs e a rama de cebola, envolva tudo. 8. Tempere a gosto com sumo de limão, sal, pimenta preta e metade da salsa. 9. Sirva polvilhado com o resto da salsa picada.