Focaccia de tomate e um piquenique à beira-mar

piquenique beira mar

Bem sei que já não estamos no verão, mas sinceramente pouco me importa. Ainda há por aí muito tomate crescido no auge da sua época e, por enquanto, a sensação de verão felizmente persiste em manter-se. Por isso aproveitem o que ainda resta deles!

Em Maio, num piquenique que fizemos no workshop de Food and Lifestyle Photography no Alentejo, a Sanda preparou uma foccacia que até hoje não consigo esquecer. Um exemplo eficaz do que um bom azeite e um bom sal conseguem fazer em conjunto. O veredicto foi unânime, provavelmente a melhor que já tínhamos provado.

Meses mais tarde, num longo final de tarde de verão decidimos pegar numa garrafa de vinho do Pico, nesta focaccia, à qual acrescentei tomate cherry, e fomos aproveitar as últimas horas de sol junto ao mar.

São Caetano, Ilha do Pico

picnic beira mar

piquenique

Ilha do Pico

focaccia de tomate cherry

Focaccia de tomate cherry

focaccia de tomate cherry

Focaccia de tomate cherry

Receita adaptada de Leila Lindholm

  • 300ml de água morna
  • 25g de fermento fresco
  • 50ml de azeite
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 1 colher de sopa de flor de sal
  • 450g de farinha de trigo
  • Tomate cherry, cortado ao meio

Procedimento

1. Num recipiente misture a água com o fermento, o azeite, o mel e o sal. Mexa bem para dissolver o sal e o fermento. 2. Junte a farinha à água e amasse 5 minutos. Cubra o recipiente com um pano e deixe repousar até a massa duplicar o seu tamanho, cerca de 45 minutos. 3. Aqueça o forno a 220ºC. 4. Unte um tabuleiro com azeite e salpique o fundo do tabuleiro com um pouco de flor de sal. 5. Coloque a massa numa superfície polvilhada com farinha e forme uma bola. De seguida transfira a massa para o tabuleiro e estique até obter 1 cm de altura. Deixe repousar mais 30 minutos coberta com um pano, até duplicar o seu tamanho. 6. Insira a ponta dos dedos gentilmente na massa para formar pequenos buracos. Distribua o tomate cherry pela massa e termine com um fio de azeite e um pouco de flor de sal. 7. Cozinhe no forno durante 10 minutos até ficar crocante.

Fotografia e Styling: Filipe Lucas Frazão

 

11 opiniões sobre “Focaccia de tomate e um piquenique à beira-mar

  1. Bem o seu blog é dos blogs mais interessantes que vi nos últimos anos, como apaixonada por food blogs devo dizer que é muito bom ver um blog português com esta qualidade, apesar de vegan espero esperimentar algumas das suas receitas, muitos parabéns…

    Gostar

Os comentários estão fechados.

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar