No Alentejo sente-se sempre uma azáfama atípica nesta altura, é a apanha da azeitona. Alguns já a apanharam e correm para o lagar, outros ainda andam de volta das suas oliveiras num sobe e desce de escadas e esticar e recolher de panais. Regulados pelas condições atmosféricas que por vezes tendem a não facilitar a vida, é assim durante vários dias. Trabalho duro, especialmente quando é feito de forma tradicional.
Mas o esforço é compensatório. Assim que vemos aquele tom amarelo esverdeado do primeiro fio de azeite a brilhar, é o sinal da recompensa que atenua o vento aguçado do alto Alentejo a roçar-nos a cara. Sugiro um post mais extenso que fiz há uns anos sobre a apanha da azeitona no Alentejo e recordo-vos também este post sobre como conservar azeitonas. Agora deixo-vos com uma sopa bem confortante para estes dias frios.
Sopa de bacalhau com grão e coentros
serve 2
- 1 lombo de bacalhau ultracongelado (cerca de 350g)
- Azeite
- 1 raminho de tomilho
- 2 folhas de louro
- 3 dentes de alho, 2 esmagados, 1 picado
- 1 cebola, picada finamente
- 1 molho de coentros, separe as hastes mais grossas das folhas, pique ambos em separado
- 10 tomates cherry, cortados ao meio
- 80g de bacalhau desfiado ultracongelado, picado finamente
- 400ml de caldo de legumes
- 160g de grão cozido, escorrido
- Sal integral e pimenta preta, a gosto
Procedimento
1. Pré-aquecer o forno a 200º. 2. Coloque o lombo de bacalhau num pequeno tabuleiro de forno, tempere com um pouco de azeite, tomilho, 1 folha de louro e os 2 alhos esmagados. 3. Leve ao forno durante 10 a 15 minutos, até começar a lascar. 4. Aqueça uma panela média com um fio de azeite, frite lentamente a cebola e as hastes de coentro, até a cebola ficar translúcida. 5. Acrescente o tomate cherry e frite mais 2 ou 3 minutos até começar a amolecer. 6. Junte o bacalhau desfiado, envolva-o bem no refogado e frite mais um ou dois minutos. 7. Adicione o caldo de legumes e o grão à panela, deixe ferver alguns minutos para o caldo ganhar o sabor do bacalhau. 8. Por fim acrescente as folhas de coentros (reserve algumas para o final) e tempere com sal e pimenta preta a gosto. 9. Lasque cuidadosamente o lombo de bacalhau eliminando as espinhas e a pele. 10. Sirva a sopa juntamente com as lascas de bacalhau e o alho esmagado, termine com um pouco de coentros picados.
Receita, Fotografia e Styling: Filipe Lucas Frazão
Que bonito, gosto muito de bacalhau e acho que ía gostar desta sopa!
GostarGostar
Bem! Comia já uma taça dessas, que óptimo aspecto Filipe!
GostarGostar
Sempre tão lindas as tuas composições que parecem quadros. Eu como adoro sopa de peixe acho que ia adorar esta tua receita. Um beijo e que este ano te traga tudo de bom.
GostarGostar
Que receita de aspecto delicioso e posso garantir o sabor também é delicioso, tendo sido muito aprovada cá em casa! So tive de manter o bacalhau no forno muito mais tempo! Beijinhos!
GostarGostar
As fotos ficaram lindas, eu adoro um clássico como este mesmo que se calhar prefiro mais uma açorda com bacalhau hehehe bjs
http://www.iguaria.com/
GostarGostar
As fotos tem um aspeito muito delicióso, e as lascas de bacalhau são perfeitos. Adorei!
GostarGostar