Bife de atum grelhado com salsa de ananás

“O Inverno este ano está a ser longo”, ouviu-se repetidamente. De facto, Janeiro e Fevereiro foram meses bons no Pico, mas em Maio a chuva e o frio decidiram atacar com força. A água, fria, mais fria do que é habitual para esta altura, acabou por atrasar o inicio da época do atum e a Albacora que gosta de aparecer por águas açorianas por volta do fim de Maio a inicio de junho, este ano “está em força na Madeira” diziam com preocupação.

Lá apareceu, mais tarde do que se previa mas deu para passar pela grelha uns quantos bifes, daqueles bem altos e mal passados. É a melhor forma, se for para comer atum seco mais vale abrir uma lata que sai mais económico. Mesmo assim, com tanta chuva e algum vento os nossos dias de descanso foram agradáveis, costumo dizer que o Pico até a chover é bonito. A transformação da paisagem é fascinante e nunca me cansa. Nos dias de chuva fica-se por casa a ouvir música e a cozinhar. Nos outros aproveita-se ao máximo o mar.

Bife de atum grelhado com salsa de Ananás

2 pessoas

  • 2 fatias de ananás dos Açores, sem casca, cortado em cubos pequenos
  • Azeite
  • 1/2 lima, sumo
  • 1 molho de coentros, picados grosseiramente
  • 1 malagueta pequena, picada
  • Flor de sal, a gosto
  • 2 colheres de chá de açúcar
  • 2 bifes de atum altos

Procedimento

1. Misture o ananás com um pouco de azeite, o sumo de lima, os coentros, a malagueta e o açúcar. Tempere a gosto com flor de sal e reserve. 2. Hidrate as duas faces do atum com azeite usando os dedos. 3. Grelhe os bifes numa grelha bem quente durante 1 a 2 minutos de cada lado, dependendo da grossura. A ideia é apenas selar e ficar mal passado. Retire do lume e tempere com flor de sal. 4. Sirva o atum com o ananás.

Receita, styling e fotografia: Filipe Lucas Frazão

6 opiniões sobre “Bife de atum grelhado com salsa de ananás

  1. Adoro os Açores, estou sempre à espera das tuas imagens de lá para poder matar um bocadinho das saudades! Adoro atum grelhado, assim mal passado! 🙂

    Gostar

Os comentários estão fechados.

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar